

Perguntas Frequentes
- 01
São atividades acadêmicas que têm por competência promover a relação dialógica, transformadora e integradora entre a Universidade e a Sociedade, articuladas com o ensino e a pesquisa, com envolvimento de docentes, técnicos-administrativos e discentes vinculados à UFPE. A resolução n° 9/2007 CCEPE define como modalidades de ações de extensão: programas, projetos, cursos, eventos e serviços.
- 02
Essas definições estão no Manual de Extensão. São definidas a partir das discussões e publicações do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
- 03
Em conformidade com a Resolução nº 09/2017 CCEPE, é uma denominação utilizada para especificar as ações de extensão que atendem ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, executadas nas modalidades de Programas e Projetos de Extensão, com carga horária determinada no projeto pedagógico do curso, independente da periodização letiva.
- 04
A ACEx, de acordo com a Resolução nº 09/2017 CCEPE, desenvolve a formação no âmbito de programas e projetos de extensão determinada em no mínimo 10% da carga horária total do curso. A Atividade Complementar, conforme a Resolução n º 12/2013 CCEPE, diz respeito às atividades de pesquisa, extensão, monitoria, estágios não obrigatórios, bem como os casos especificados a seguir:
1. Participação em comissão coordenadora ou organizadora de eventos acadêmicos ou científicos, promovidos por IES ou Entidades científicas ou profissionais;
2. Participação como ouvinte em cursos, congressos, encontros, seminários e assemelhados;
3. Apresentação de trabalhos em cursos, congressos, encontros, seminários e assemelhados;
4. Atividades de representação discente junto aos órgãos da UFPE e outros, de interesse público, mediante comprovação de no mínimo 75% de participação efetiva durante o seu período de realização;
5. Ficam excluídas as atividades de prestação de serviço que envolvam remuneração e outros.
- 05
É necessário que o coordenador extensionista tenha uma conta pessoal no SIGPROJ e cadastre a ACEx no edital específico de acordo com sua normatização.
- 06
O estudante pode consultar os coordenadores de curso, os Representantes de Extensão do seu departamento e a Coordenação Setorial de Extensão do seu centro para conhecer os programas e projetos ofertados. A PROExC também disponibilizará informações em seu site.